sábado, 7 de fevereiro de 2009

Pavimentação da Sul Fronteira garante desenvolvimento e sanidade

Com o início da pavimentação da rodovia Sul Fronteira, oficializada esta semana pela Secretaria de Obras e Transportes, uma nova perspectiva de desenvolvimento produtivo e sanidade animal se abre para os municípios de fronteira com o Paraguai.

A rodovia faz parte de um amplo projeto que pretende aliar integração econômica, cultural e social e fomentar a diversificação da economia nos municípios de Mato Grosso do Sul que fazem linha de fronteira com o Paraguai.

Paralelamente a implantação da estrada, será incentivada a silvicultura (plantação de florestas para exploração vegetal ou replantio de áreas degradadas) em toda a faixa de fronteira, garantindo a defesa sanitária animal dos municípios que há três anos sofreram com os impactos dos focos de febre aftosa.

Esta floresta, que será implantada em toda a fronteira, servirá como uma barreira vegetal com largura média de 15 quilômetros, formando um maciço verde com área de 340 mil hectares, possibilitando a instalação de indústrias específicas para a exploração da nova cultura.

A diversificação da economia também depende de logística. A Sul Fronteira terá a missão de interligar a produção local (baseada na agricultura familiar e na criação de gado) com o acesso à hidrovia Tietê – Paraná. Impulso para o desenvolvimento regional.

A obra

O governo do Estado oficializou o início da obra de pavimentação asfáltica da rodovia MS-165, no trecho que liga o distrito de Sanga Puitã (distrito de Ponta Porã) a Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai.

Já estão sendo liberados pelo governo estadual os R$ 72.049.863,10 necessários para a pavimentação dos 83 quilômetros iniciais do Projeto Sul Fronteira. A obra deve ficar pronta em 720 dias (cerca de dois anos).

A pavimentação do trecho faz parte da primeira etapa do Projeto Sul Fronteira, que prevê a implantação e pavimentação das rodovias MS-299 e MS-165, desde Sete Quedas até Sanga Puitã (Ponta Porã), numa extensão de 227 quilômetros. O investimento chega a R$ 175 milhões.

A segunda etapa trata da implantação e pavimentação da MS-299, entre Sete Quedas e a divisa MS/PR, numa extensão de 110 quilômetros. Os investimentos para este trecho chegam a R$ 85 milhões.

Para o governo, é uma obra estratégica. “É uma estrada que permeia toda a área fronteiriça com o Paraguai, desde Sanga Puitã, passando por Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e segue até Mundo Novo”, explica o governador André Puccinelli.

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