sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PRODUÇÃO E CULTIVO DA MANGABA, EM SERGIPE, SERÃO MOSTRADOS NESTE DOMINGO NO GLOBO RURAL

O programa Globo Rural da Rede Globo apresenta neste domingo (23) reportagem sobre a cultura da mangaba em Sergipe, a partir das 8h (horário de Brasília). A repórter Helen Martins esteve no estado em fevereiro passado e, durante quatro dias, entrevistou pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros, agricultores, empresários e catadoras de mangaba.

Na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju) ela gravou com a pesquisadora Ana da Silva Lédo sobre a multiplicação de mangaba no laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas. Já com o pesquisador do convênio Embrapa/Emdagro, Raul Dantas, a repórter abordou os aspectos técnicos do cultivo da mangaba.

A maior parte das gravações ocorreu no Pontal, povoado de Indiaroba (SE), onde as catadoras de mangaba mostraram como é a rotina do trabalho e a necessidade de ir cada dia mais longe para encontrar a fruta. Na comunidade, a analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros Raquel Fernandes falou sobre as pesquisas que a Unidade - em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Sergipe, Incra-SE e Adema-SE - vem desenvolvendo no sentido de preservar a atividade extrativista e fortalecer a organização das catadoras.

Em Sergipe existem cerca de 5 mil catadoras de mangaba. Em 2006, as catadoras criaram o Movimento das Catadoras de Mangaba. A mangabeira é uma das fruteiras nativas brasileiras cujas populações naturais estão ameaçadas de desaparecimento, não somente no Nordeste, mas também em outras regiões onde ocorre. A conservação das áreas de ocorrência e dos seus recursos genéticos, sob risco de extinção, se reveste de extrema importância para a sobrevivência e aproveitamento da cultura. A mangaba é uma das frutas mais saboreadas no Nordeste

0 comentários: