O governo de Pernambuco espera distribuir 600 mil doses de vacina contra a febre aftosa na segunda etapa de vacinação contra a doença no estado, aumentando a abrangência da ação que, na primeira fase, em abril deste ano, imunizou 97% do rebanho.
As vacinas para os criadores que têm até vinte animais já começaram a ser distribuídas. Aqueles que não vacinarem o rebanho não vão receber a guia de transporte animal, que garante o livre acesso dos animais entre cidades e estados.
Para não correr esse risco, Sebatião Humberto já providenciou as doses de vacina para os 50 animais que cria no município de Agrestina, no Agreste pernambucano. Ele garante que metade do rebanho já está imunizado.
“Eu comecei logo porque é preciso imunizar para passar seis meses livre da doença”, disse. O restante do rebanho ele pretende vacinar nos próximos dias.
Nas lojas de produtos agropecuários, as vacinas estão sendo vendidas, em média, a R$ 14 o frasco com dez doses e R$ 70 com 50. Na hora da compra, é importante que o criador peça a nota fiscal.
“Todo comerciante que comercializa tem que fornecer o documento que deve ser levado para a Adagro para fazer o cadastro do criador”, explicou a veterinária Veruska Sabino.
A Adagro é a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, órgão responsável pela fiscalização contra a febre aftosa e que emite a guia de transporte animal.
Em Pernambuco – que é considerado zona de risco médio para a doença – são dois milhões de cabeças de gado. Na Região Nordeste, apenas Bahia e Sergipe são consideradas zonas livre da febre aftosa.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Governo promove segunda etapa da campanha contra a febre aftosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário